Historial

Nos finais dos anos 90, por iniciativa governamental, criou-se o projecto FIC, Feira Internacional de Cabo Verde, que mais tarde, em 2000, vinha a ser uma das missões da sociedade anónima, FIC, S.A.

A FIC tornou-se assim numa sociedade anónima que integra o Sector Empresarial do Estado (SEE) com a missão de organizar feiras e exposições internacionais bem como a promoção e gestão de zonas francas comerciais. A FIC rege-se pelos seus estatutos próprios e pelas normas reguladoras das sociedades anónimas.

Desde da sua criação, a empresa tem como a sua actividade empresarial principal a realização de uma feira multi-sectorial anual com o objectivo de congregar os expositores de vários quadrantes de mercados e de diferentes sectores da actividade económica num ambiente de negócio que facilitem contactos e demonstração dos seus produtos e serviços, potencializando, deste modo, a realização de negócios.

O Certame, FIC, é hoje o maior evento empresarial/comercial realizado no país. Pretende-se que as feiras sejam para além de um espaço privilegiado de promoção de produtos e serviços, mas também uma janela de atracção de investimentos para Cabo Verde, de visitantes, tanto residentes como não residentes.

Para além da FIC anual e multissectorial, que já vai na sua 16ª edição, a empresa tem promovido e organizado outras feiras sectoriais, como: Expotur – Feira de Turismo (VIª edição); Expoauto – Feira de Automóveis (IIIª Edição); Expomar – Feira de actividades Económicas ligadas ao Mar (I Edição); FICH – Feira Internacional de Construção e Habitação (IVª edição); Feria do Ambiente (IIIª Edição); Feiras dos 3E’s – Feira do Emprego, Empresas e Empreendedorismo (IIIª Edição) entre outras iniciativas privadas que colaboramos, sobretudo na logística, como são ocaso da FAMISA – Feira dos produtos Agrícolas made in Santo Antão (VIª edição).

Missão

Prestar um serviço com elevado padrão de qualidade e alto grau de profissionalismo no domínio de organização de feiras e outros eventos empresariais de forma a acrescentar valor.

Visão

Ser uma empresa de referência nacional no domínio de organização de eventos empresariais, temáticos ou multi-sectoriais, de dimensão regional, nacional ou internacional, ...

... com periodicidade anual, bienal ou bianual, disponibilizando soluções completas e integradas no concernente à organização de eventos.


Pretende-se comprometer com três grandes objectivos que materialize a supra-referenciada visão:


Reorganizar e reforçar internamente a empresa a vários níveis – humanos, materiais, financeiros e patrimoniais, implementando uma filosofia de gestão comprometido com resultados estribada na criatividade e inovação;

Ter capacidade instalada para disponibilizar soluções integradas em organizações de eventos feirais;

Tornar a FIC, S.A numa empresa de referência, económica e financeiramente sustentável.

value customers users viewer

Valores

A FIC, S.A. enquanto empresa pública sob forma societária, quer pautar a sua intervenção no mercado pela diferenciação das outras eventuais empresas privadas ...

... estribado nos valores que o leva ao reconhecimento por todos como a marca de QUALIDADE :

- Competência

- Profissionalismo

- Responsabilidade

- Qualidade

- Credibilidade

- Transparência

Organograma